Objectivo - "Caminhos do Futuro"

Conheci Pardilhó há mais de 50 anos e a esta Vila estou ligado por razões familiares, onde possuo a minha segunda residência.

Aprendi a gostar desta

“Vila Ribeirinha no Coração da Ria de Aveiro”

e a viver a sua lenta evolução.

Muitos de nós, pensamos, falamos mas pouco actuamos. Falta-nos

O DESPERTAR

Foi este sentimento que me moveu a criar este Blog, onde, com respeito pelo passado, se analise o presente e dinamize o futuro.

Queremos desenvolver ideias, apresentar sugestões, ajudar a construir muito do que esta Vila carece.

Pretendemos também, chegar perto daqueles que lá longe, forçados a deixar a sua terra, nunca a esqueceram.

O futuro dos nossos sonhos está nas nossas mãos.

VAMOS DESPERTAR PARDILHÓ !

Ao criarmos a frase:

"Vila Ribeirinha no Coração da Ria de Aveiro"

Fizemo-lo para distinguir a nossa Vila no contexto geográfico em que a mesma se situa.

Se imaginarmos a Ria de Aveiro como um corpo humano, teremos a cabeça a Norte em Ovar e os pés a Sul em Terras de Mira.

Continuando a observar esse corpo, podemos constatar que no seu lado esquerdo se situa o coração, é PARDILHÓ.

Assim, ao usarmos esta frase, estamos não só a referenciar como a dignificar a nossa Vila.

Antes do que o Moliceiro e a Enguia, ela também está no coração da Ria!...

Se gostarem usem e abusem desta frase!

Pardilhó ficará agradecida.


sábado, 15 de maio de 2010



Cerca de 97% da economia portuguesa assenta em Micro, Pequenas e Médias Empresas e que estas na sua maioria não empregam mais de 10 trabalhadores.

É nestes sectores empresariais que as nossas entidades nacionais e regionais devem dedicar a sua melhor atenção como base no tão necessário desenvolvimento regional do País.

Pardilhó dispõe de algumas poucas micro empresas, sendo que as suas escassas actividades são essencialmente de cariz pessoal. Sendo a terceira Freguesia mais populacional do Concelho de Estarreja, Pardilhó tem também a responsabilidade social de criar emprego para fixar a sua população, contribuindo igualmente para o desenvolvimento económico e social da Vila.

O sector agro-pecuário e as actividades derivadas, apresentam-se como um dos caminhos a seguir. Portugal tem de voltar a investir na agricultura, usando novos métodos e modernas tecnologias. Não faz sentido que continuemos a importar a maioria dos produtos que consumimos. Temos que criar produtos e marcas para se conquistarem mercados e DAR PREFERÊNCIA AOS PRODUTOS PORTUGUESES.

O recente encerramento de muitas empresas, deve-se em grande parte ao facto de terem sido criadas com base na mão-de-obra barata e pouco qualificada, que, produzindo sem marcas nacionais, facilmente se deslocaram para outros países.

Infelizmente faltam programas que incentivem o empreendedorismo. A R.T.P., dita de serviço público, não nos oferece hoje como noutros tempos, uma TV Rural, nem algo que motive a criação de pequenas actividades.

Penso que este blog pode de algum modo “DESPERTAR” novas ideias.

A minha experiência como gestor exercida em várias actividades e o facto de ter sido durante  anos dirigente da Associação Nacional de Gestores de Empresas Portuguesas, permitiu-me conhecer e conviver com o tecido empresarial português em diversos sectores de actividade.

Conheço também o apoio que o Centro de Capacitação Técnica tem proporcionado com os seus cursos práticos, na criação de micro-empresas no meio rural do interior do Brasil.

Sem pretender abordar aspectos técnicos exequíveis que não possuímos, vamos periodicamente e na rubrica “POLOS DE DESENVOLVIMENTO”, divulgar algumas ideias que possam contribuir para “DESPERTAR” em PARDILHÒ, a criação de Micro e Pequenas Empresas.

Deixamos também mais uma sugestão ao executivo da Junta de Freguesia. No seu espaço podia ser criado um Gabinete “Oficina de Ideias” onde com o apoio voluntário de um gestor ou economista, fosse possível num dia certo de cada mês, dialogar e trocar ideias com os Pardilhoenses interessados em desenvolver novas actividades, conhecer o acesso ao micro-crédito, etc.

Queremos colaborar para o progresso de Pardilhó. Não nos movem interesses políticos ou comerciais. Apenas desejamos que as respectivas entidades entendam e promovam estes objectivos, a bem do desenvolvimento sustentado da freguesia, concelho e região.






terça-feira, 4 de maio de 2010




As Seis Ribeiras de Pardilhó: Telhadouro, Nacinho, Tabuada, Bulhas, Aldeia e Teixugeiras. são por si só, uma riqueza patrimonial da nossa Vila
Sendo a Ribeira da Aldeia a de principal referência, as outras têm permanentemente passado despercebidas ao longo do tempo.
O programa da Câmara Municipal de Estarreja, que visa “virar Estarreja para a Ria”, pretende revitalizar estas ribeiras, embelezando a paisagem natural, melhorando as acessibilidades e criando logradouros, convidativos ao laser.
Será um trabalho notório, que irá demorar alguns anos a ser executado, mas cujos resultados finais são fáceis de antever.
Já o dissemos e voltamos a repetir : “Pardilhó, com uma frente de cerca de 7Km virada para a laguna, tem todas as condições naturais para se tornar num local turístico do Concelho”.
A requalificação dos espaços, servirá para atrair visitantes, cujo resultado deverá contribuir para desenvolver o escasso comércio local e criar mais empregos.
Já sugerimos e, não entendemos porque motivo, a Junta de Freguesia não se antecipa , colocando placas indicando as respectivas ribeiras.
Alguém consegue facilmente chegar à Ribeira de Telhadouro ou à Ribeira da Tabuada ou apreciar a bela paisagem da Ribeira de Nacinho?
A Câmara ao requalificar, irá proceder à respectiva identificação, mas isso demorará mais alguns anos.
Simples placas identificativas não colidem com a requalificação que se venha a fazer e ajudam, desde já, a conhecer a geografia local.
Trata-se de uma acção simples, que a Junta facilmente pode executar.
É tempo de aproveitar o presente e não o hipotecar com o futuro.
A inacção em qualquer circunstância, é sinónimo de atraso e temos de recuperar o muito tempo perdido...
Sem perder as suas belezas naturais, Pardilhó precisa crescer para melhorar o nível de vida da sua população. É através de pequenas coisas, que se constrói o progresso e se atrai o investimento.
Pardilhoenses “DESPERTEM” aproveitem a nossa riqueza natural, conscientes de que é possível colocar num futuro breve, Pardilhó como um bom destino, no roteiro turístico do Concelho de Estarreja e do Distrito de Aveiro.
A requalificação das nossas Ribeiras irá, em muito, ajudar-nos mas é necessário que todos participem. 



 



sábado, 1 de maio de 2010