Pardilhó já tem a sua biblioteca, um polo de leitura, adstrito à Biblioteca de Estarreja, instalada no lº. andar do mesmo edifício onde funciona o Posto Médico.
Tudo o que seja aproximar o povo da cultura, é louvável e uma biblioteca acessível ao público, constitui um ponto de referência para ajudar nos hábitos de leitura.
A literacia é a capacidade de ler e compreender o que se lê.
Toda a sociedade, tem o dever de mobilizar-se para que cada vez mais os cidadãos adquiram o gosto de ler. É reconhecido que Portugal tem o mais baixo nível de literacia.
A televisão que tantos apreciam, pelo tempo que nos ocupa, nem sempre contribui para estimular o gosto pela leitura,. A informação que a TV nos presta é insuficiente, por vezes mal elaborada e escassa para elevar o nosso conhecimento cultural.
É urgente subir o nível de literacia em Portugal.
Só um Português em cada cinco tem um nível médio de cultura.
Um recente estudo da OCDE coloca Portugal como sendo o país de menos literacia entre os seus pares da Europa.
Também, um recente estudo efectuado pela Data Angel em Portugal a pedido do Plano Nacional de Leitura e apresentado na Fundação Gulbenkian, deu como resultado, Portugal ser o país com mais baixos níveis de competências de literacia.
Por exemplo, na Suécia, o nível médio é de quatro em cada cinco Suecos.
Se não se aumentar rapidamente o nível de instrução do nosso Povo, o país pode enfrentar dificuldades na realização dos seus objectivos económicos e sociais, com o consequente declínio do seu nível de vida.
São pois de saudar, todas as iniciativas que ajudem a promover o interesse pela leitura e pelo aumento dos seus conhecimentos.
A Biblioteca de Pardilhó, dispõe também da componente INTERNET, hoje indispensável aos jovens, que convém atrair para este polo cultural.
Algo de importante deverá ser feito em Pardilhó junto das escolas e dos professores, de modo a promover a Biblioteca, interessando os jovens.
O horário bastante diversificado é acessível nas várias horas do dia.
Num gesto de responsabilidade social que a todos nos compete, registamos com agrado que o “Clube Pardilhoense” e a “Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes” ofereceram os seus espólios bibliotecários ao polo de Pardilhó.
Mas a todos nós também nos cabe enriquecer a Biblioteca com a dádiva de livros. Em nossas casas, existem certamente alguns livros que já não lemos, que podemos disponibilizar.
Há cerca de três anos, entreguei à Biblioteca de Estarreja cerca de 50 livros praticamente novos, espero agora poder entregar em Pardilhó, cerca de 70 exemplares, na sua maioria novos.
O “Despertar Pardilhó” deixa aqui um apelo:
Entreguem na Junta de Freguesia, ou no polo de leitura, alguns livros retirados das vossas estantes. Vamos enriquecer a nossa Biblioteca, o futuro nos agradecerá.
“Portugal precisa de um Choque Cívico”, temos de aumentar urgentemente o nosso nível de cultura.
Todos somos poucos para consegui-lo”
Olá caro Srº Vasco Martins.
ResponderEliminarOs meus sinceros parabéns pelo trabalho desenvolvido neste Blogue. Permita-me deixar-lhe aqui um pequeno reparo que por certo lhe terá escapado. O Brasão Pardilhoense que apresenta neste seu espaço está desactualizado. Pardilhó já é Vila e como tal o seu brasão tem 4 torres e não 3 como aqui aparece. As 3 Torres significam povoação simples, freguesia ou aldeia e a nossa Terra já passou a Vila. É sempre importante termos em atenção estes pormenores.
Resta-me desejar-lhe continuação de bom trabalho e mais uma vez felicito-o pelo agradável espaço que é este Blogue.
Cumprimentos